🎓 HOMENAGEM E LEGADO
Univali eterniza história do professor Edison Villela com busto e escultura dos 60 anos
Cerimônia emocionou comunidade acadêmica no campus de Itajaí, celebrando um dos pioneiros da educação superior em Santa Catarina
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]








A manhã desta quarta-feira foi marcada por emoção e reconhecimento no campus de Itajaí da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Em uma cerimônia simbólica, a instituição inaugurou a escultura comemorativa aos 60 anos da universidade e revelou o busto em homenagem ao professor Edison Villela, primeiro reitor e figura central na criação e consolidação da Univali e um dos grandes nomes da educação superior em Santa Catarina.
O evento foi em frente à Biblioteca Central Comunitária, no Campus Professor Edison Villela, e reuniu autoridades, alunos, professores e familiares do homenageado em um momento de profunda conexão com a história da universidade.
Continua depois da publicidade
Mais do que um tributo físico, o busto eterniza o legado de um homem que acreditava na educação como instrumento de transformação. “Edison era amigo, gostava de ajudar, colaborar e fazer o bem. Além de construir prédios e campus, dizia que o verdadeiro legado era fazer o bem para que as pessoas se tornem melhores”, contou emocionada Elisabeth Caldeira Villela, esposa do professor.
O reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, que relembrou com orgulho a trajetória do colega e mestre. “Emoção, orgulho, honra de estar aqui implementando aquela homenagem que fizemos ano passado. Denominamos o nome do campus de Itajaí e hoje estamos entregando o busto em homenagem. Ele foi um ícone, uma pessoa que será lembrada para sempre. Também aproveitamos para inaugurar o nosso monumento em homenagem aos 60 anos da nossa Univali.”
Continua depois da publicidade
O busto é assinado pelo escultor Jorge Schröder, que fez questão de estar presente na cerimônia. Ex-aluno da Univali, ele relatou a emoção de contribuir com esse capítulo da história da universidade. “Hoje, vendo as pessoas falarem sobre o Edison, me deixou bem emocionado. São raras as vezes que participo da inauguração de um busto — e hoje fiz questão de vir, até porque me senti bastante próximo dele. E ser ex-aluno da Univali me deixou ainda mais contente.”
A escultura dos 60 anos e o busto agora fazem parte permanente do campus como símbolos de memória e inspiração. São marcos que conectam passado, presente e futuro, lembrando a todos que por ali passam do papel transformador da Univali — e do espírito visionário de um educador que plantou as bases para o desenvolvimento da região e de milhares de vidas por meio da educação.
Ana Zigart
Ana Caroline Zigart, jornalista no DIARINHO, pós-graduada em Marketing, Inovação e Criatividade pela Univali. Atua no jornalismo impresso, site e redes sociais.