Comércio internacional
Navegantes e Bélgica fortalecem laços comerciais com promessa de novos empregos
Encontro com a princesa Astrid e empresas belgas destaca potencial logístico da cidade
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]
O especialista em comércio exterior Matias Lopez, morador de Navegantes, que atua nas empresas Pampa Comex e MIG Comex, participou de um seminário promovido pela Embaixada da Bélgica, em São Paulo, na última segunda-feira, 25 de novembro. No evento, que reuniu 300 empresas e ministros belgas, ele apresentou as potencialidades do Porto de Navegantes, destacando a infraestrutura logística e o papel estratégico para negócios internacionais.
Durante o encontro, Matias se reuniu com a princesa da Bélgica, Astrid, que reforçou o interesse belga no Brasil, especialmente nas áreas de agronegócio, medicina e construção civil. Empresas como APEO, Advagreen e Fytofend demonstraram interesse em iniciar atividades no país, atraídas pelo suporte integral oferecido por empresas locais, que incluem logística, desembaraço aduaneiro e distribuição.
O fortalecimento dessa relação pode gerar cerca de 20 vagas de emprego qualificado em logística, engenharia e administração. Navegantes tem o potencial de se tornar um polo de negócios internacionais, com empresas belgas já operando na região e perspectivas de expansão. Ele destaca que para a princesa Astrid, o Brasil representa um mercado atrativo para investimentos pela sua dimensão e demanda em setores estratégicos.
“Algumas empresas do Brasil assinaram exclusividade com algumas empresas da Bélgica em diversos setores e outras analisaram certificações e logística internacional. Hoje, Navegantes já tem uma empresa da Bélgica trabalhando no porto de Navegantes e empregando diversas pessoas”, finaliza Matias.